Loading...

7 Ferramentas digitais essenciais para médicos.

Ser digital não é mais uma escolha e sim um dever de cada um de nós, apesar de estarmos cronologicamente inseridos nesta nova era, isso não nos garante que estamos participando da mesma, independente da sua área de atuação; seja um profissional autônomo ou mesmo uma empresa – Médicos ou mesmo Clínicas ou Hospitais é preciso realizar uma imersão digital e aceitar os desafios que virão – aprender, desaprender e aprender novamente, ou seja, ser flexível com o novo (todos nós nos encontramos no mesmo ponto).

Antecipar-se aos desafios e buscar o conhecimento das novas tecnologias irá proporcionar oportunidades não só de aprendizado, mas principalmente na Aderência dos Mercados e na Imersão dos novos Negócios trazidos pela era digital.
Por esta razão, listamos abaixo 7 ferramentas essenciais que podem te ajudar a ser tornar mais digital no seu dia a dia – uma emergência, consulta inesperada ou mesmo a localização de um prontuário rapidamente.

É um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem”. Utilizando este serviço é possível criar pasta de pacientes, armazenar documentos, fotos, recibos.
Você pode escolher as informações que deseja compartilhar ou deixar as pastas em modo privado.
Com esta ferramenta é possível se organizar e acessar prontuários e documentos importantes de qualquer lugar.

Agenda online

Aquela agenda de papelaria definitivamente deve ser aposentada no consultório. Saber a programação em tempo real sem depender da recepcionista traz muito autonomia! Ou seja, nada de tentar decifrar a letra quando ela não estiver no momento, que médico nunca passou por isso?

Ao ter uma agenda online o médico pode ver com clareza como está o número de atendimento do dia, da semana e do mês e solicitar remanejamento e ter mais liberdade para programar seu dia a dia.

Imagine ligar no consultório e ficar mais de 5 minutos esperando atendimento?

No mundo cada vez mais imediatista a maioria das pessoas não possui paciência de ficar preso no telefone enquanto escuta aquela música de que já irá ser atendido.

Se o atendimento inicial demorar, o paciente vai desligar e ligar na próxima clínica que o atenderá de forma rápida e eficiente. E, acreditamos que você não irá querer passar por isso!

Já com o WhatsApp a mensagem será visualizada e respondida, podendo até demorar um tempinho, mas, gera um conforto para quem buscou especialmente você como médico ou a sua clínica.

O Skype e o Hangout são softwares que permitem a comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. Essas ferramentas já vêm sendo muito utilizada por todas as especialidades da medicina realizar o atendimento de acompanhamento com seus pacientes, ou até mesmo tirar dúvidas de simples relatos ou incômodos e medicar esses sintomas leves já é uma realidade em constante crescimento.

Sim, isso é bom para o médico e para o paciente que em casos simples não precisa se deslocar até a clínica. Sabemos que um número expressivo dos pacientes terá dificuldade em se familiarizar em essas ferramentas, porém, você médico pode e deve começar a ter essa opção de telemedicina em seu consultório.

É um gerenciador de tarefas e projetos extremamente viciante e vou te contar o porquê: você já pediu para sua equipe de compras ver um orçamento e após uma semana você pergunta: “Alguma novidade?” E tem como resposta: “Eu esqueci”.

Com o Trello isso não vai mais acontecer ao direcionar a tarefa você irá acompanhar o andamento da mesma e essa desculpa não será mais aceita.
E sabe porque ele é viciante? Porque você vai querer levar essa ferramenta para sua vida particular e nada de procrastinar aquele projeto, estudo, viagem que você tanto prorroga para depois.

Através da assinatura digital é possível realizar a sua prescrição médica com segurança evitando fraude, impossibilitando a falsificação do carimbo do profissional da saúde, facilitando a compreensão no momento de comprar o remédio, redução do uso do papel, armazenamento digital e o rastreamento da sua assinatura digital.

Só vi vantagens na utilização desta ferramenta se tornando um ótimo aliado no momento de gerar a prescrição médica, seja para o paciente que está presencialmente em seu consultório ou para o atendimento online.

Redes Sociais

As redes sociais mais utilizadas no momento podem se tornar seu novo cartão de visitas, onde pacientes podem te encontrar, recomendar e acompanhar seu trabalho e de sua clínica. Podendo ser através de uma foto falando de um tratamento específico ou de um texto sobre novidades de tratamentos interagir com você ou sua equipe. Use e abuse das redes sociais elas podem te tornam referências em seu segmento.

Ser digital não é mais uma escolha e sim um dever de cada um de nós independente da área de atuação ou segmento escolhido, para os médicos e clínicas de plantão não é diferente.

A modernização dos consultórios médicos trará mais controle de todos os procedimentos realizados e poderá ter mais tempo para focar no que realmente importa nesta profissão: melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

Posts recentes

Salve para ler offline

2020-05-20T11:57:02-03:00