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Qual a melhor rede social para minha clínica?

Se essa também é sua dúvida, a resposta é simples e clara: “depende”.
A escolha do foco depende da sua estratégia e muito mais do seu público alvo ou persona, do que do seu gosto ou preferência pessoal por alguma rede.

Para escolher com propriedade qual plataforma utilizar, é necessário que você tenha claro quem é o seu público alvo.
Neste post, vou esclarecer as principais características das 4 principais redes sociais do Brasil em 2020. Vou dizer os benefícios, as possibilidades e limitações para que você tenha conhecimento suficiente para ajustar o foco e otimizar seus esforços de comunicação com os seus pacientes e potenciais clientes.

Youtube

O Youtube se tornou a maior rede social do Brasil em 2019.

Hoje 95% dos internautas brasileiros estão presentes na maior plataforma de vídeo do mundo.

Segundo o site de insights think with google:

Pessoas com idades entre 18 e 49 anos acessam mais o Youtube, do que assistem à da TV a cabo.

Cada vez mais o Youtube deixa de ser simplesmente um site de vídeos para se tornar uma fonte de informação, isso porque o vídeo entrega mais que uma imagem e/ou um texto. Por isso, é uma ótima plataforma para divulgar conteúdo educativo e informativo. Cada vez mais os usuários buscam por termos como: “como fazer” e “o que é”. Isso significa que as pessoas usam a plataforma além do lazer e entretenimento.

O Youtube é uma plataforma interessante para você se seu objetivo for criar conteúdo educativo e que gere valor para seu público.

Segundo Pesquisa Google e RES com consumidores Brasileiros com acesso à internet com 5.450 entrevistados:

86% das pessoas acreditam que a plataforma “é o lugar onde encontro conteúdo sobre temas que eu amo”.

Facebook

Apesar de ser a segunda rede social mais utilizada no Brasil, o Facebook é a mais utilizada no mundo. O gigante Facebook possui mais de 2,2 bilhões de contas ativas, das quais aproximadamente 127 milhões são brasileiras.

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas empresas.

Cerca de 97% das companhias nacionais utilizam a conta em sua estratégia de marketing.

Ao contrário do Youtube, onde a princípio a única mídia é o vídeo, o Facebook abre espaço para conteúdos em texto, imagem, vídeo e GIF. As principais métricas são em relação ao alcance e engajamento dos conteúdos.

Mas não se engane, pensando que ao postar um conteúdo todos seus seguidores verão. Para combater o excesso de conteúdo, o Facebook limita a entrega dos posts para os seguidores mais mais engajadas.

Whatsapp

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil e no mundo. Entre as redes sociais, é a mais íntima para a maioria dos internautas, a criptografia de mensagens e dados tornam a plataforma segura para os usuários.
Praticamente todo mundo que tem smartphone usa o Whatsapp. O lançamento do aplicativo foi um marco para a comunicação, por possibilitar troca de mensagens e ligações gratuitas.

O Whatsapp pode ser utilizado pela sua clínica para se relacionar com os seus pacientes e potenciais clientes antes e depois do atendimento. É uma ótima ferramenta para marcar consultas, confirmar presença e fazer pesquisa de satisfação.

Também é importante falar que o Whatsapp possui API, o que possibilita a integração com softwares para respostas automáticas.

Colocar um link do Whatsapp no site da sua clínica, pode facilitar a aquisição de novos clientes, uma vez que ao conversar pelo app com um paciente potencial, você já terá o nome e o telefone daquela pessoa.

Diferente das outras redes sociais, o Whatsapp é mais utilizado comercialmente para relações com partes conhecidas, do que para divulgação dos produtos para novos usuários.

Instagram

O Instagram foi projetado para o uso em smartphone, apesar de hoje ser possível a utilização pelo desktop, seu foco continua nos dispositivos móveis.

A rede social foi comprada pelo Facebook em 2012, por isso existem integrações nativas entre as duas redes e os conteúdos podem ser compartilhados diretamente entre elas.

O público do Instagram, em sua maioria, utiliza a rede para lazer e entretenimento, a plataforma tem um apelo estético muito grande, e os usuários em sua maioria são atraídos pelo visual.

O Instagram permite diferentes formatos de conteúdo como fotos e vídeos na orientação horizontal e vertical. Você pode postar seus conteúdos no Feed, no Stories e no IGTV, cada um com sua particularidade para diferentes formatos.

O Feed aceita imagens e vídeos de até 1 minuto que ficam disponíveis por tempo indeterminado. O Stories é uma interação momentânea, que pode conter fotos, vídeos e enquetes, que ficam disponíveis por 24h. Já o IGTV é feito para hospedar vídeos acima de 1 minutos.

O objetivo do Instagram é que o usuário passe o maior número de tempo possível na plataforma, por isso a ferramenta restringe a postagem de links.

Além disso, é necessário ter uma certa frequência de postagem para manter o seu público engajado e fazer com que seu conteúdo chegue até eles.

Por fim…

Além de conhecer sobre cada rede social, tenha claro o que você quer comunicar e para quem a comunicação será direcionada.

As redes sociais são os canais de comunicação e os conteúdos que serão postados são fundamentais para o sucesso da estratégia.

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2020-05-20T00:35:17-03:00
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